quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Pythonianas: O sketch do escritório - Tiago Salviatti

Numa mesa de escritório, simples, sem muitos detalhes, além de uma infindável pilha de papel. Atrás dela um homem típico, comum até o último sentido da palavra, empunhando um carimbo, com o qual martela os papéis de um lado para o outro. Ele usa um terno tão típico, surrado e simples que dificilmente vá diferir dos milhões de ternos típicos, surrados e simples que tanto se vê por aí. O cenário é bastante comum, no qual milhares e milhares de nós já perderam milhares e milhares de horas precisando e procurando o formulário 12-B que precisa do carimbo e firma reconhecida por dois cartórios, mas é preciso deixar claro que pessoas, lugares, situações e nomes são apenas para efeitos de uma obra de ficção, qualquer semelhança é (ou não) coincidência.
...............................................................................................

No coração da África Central. Brasília. Dezesseis horas... Não, dezesseis horas não teria ninguém.... Catorze Horas... (Quer saber o melhor é ser honesto) DEPOIS DO ALMOÇO. Quinta-feira.
O burocrata em seu habitat natural, um dos maiores mistérios da natureza.
Sentado em sua mesa fosca e sem vida, encontra-se o burocrata, vivendo calma e pacificamente, em meio ao seu meio de subsistência primário: o papel.
Observe como ele se refestela com essa pequena resma, batendo com seu carimbo, que seu pequeno cérebro utiliza como talher.

Especula-se que na ocorrência de uma guerra nuclear, ao lado das baratas, somente os burocratas sobreviveriam. Cientistas acreditam inclusive que os burocratas são capazes de sobreviver por mais tempo, apesar de nenhum dos estudos realmente confirmar que baratas realmente se suicidem na presença de um burocrata (nem mesmo as dezenas de cartas suicidas assinadas encontradas todos os anos).

A reprodução dos burocratas é um fenômeno bastante estudado por diversos especialistas, que, nas últimas sete décadas foram completamente incapazes de presenciar nenhuma ocorrência da mesma, apesar do alarmante crescimento da espécie, principalmente em países em desenvolvimento com abundância de processos complexos para resolver problemas simples.
O biólogo austríaco Hans MacNamara, que estuda os burocratas desde sua formação há quatro décadas, acredita que a explicação para a profusão da espécie seja bastante simples, e suas teorias vem sendo bem aceitas entre os demais especialistas. Segundo Macnamara, o carimbo, este instrumento tão comum e corriqueiro de que tão poucos estudaram, é o órgão sexual, responsável pela reprodução cruzada das espécies, que valem-se da troca dos mesmos, incluindo as licenças afastamento decorrentes e preenchidas em três vias de igual valor entregues ao departamento pessoal.
Phil Hartman, da universidade de Chicago, porém, discute a integridade dessa descoberta, e acredita que na verdade a reprodução da espécie deva-se à mitose celular.
Até o presente momento, ambos os estudos são inconclusivos, aguardando liberação de verbas para a continuidade de pesquisas, preenchida e protocolada em cinco vias, a amarela, a azul, a branca, a rosa e uma de cor ocre, que, por algum motivo não se encontra disponível nas universidades, e alega-se que seja a via mais importante das demais, e insubstituível.

Preocupada com a proliferação dessa praga, a Manchester international inseticide pesticide corporation S/A, lotada em Itu, lança o novo produto Burocida, com tecnologia inovadora e revolucionária.

Enquanto os burocidas comuns agem somente na fonte, eliminando um burocrata por vez, o burocida Manchester vai mais longe, fazendo com que o burocrata leve o veneno para seu ninho, e, com isso ponha um fim ao problema.(O burocrata pega uma caixinha que estava em sua mesa, olha para os lados, e afasta-se ao lado do palco, onde cai, morto, e retorcendo-se).
Burocida Manchester, você conhece, é de qualidade.

O Ministério da Saúde adverte:O uso simples de Burocida pode causar cegueira, câncer, cancro, sífilis, e mais duzentas doenças que a empresa contesta a associação, apesar de toda sua divisão de pesquisas do produto ter morrido por causas misteriosas. Antes de usar, consulte a bula, e coloque equipamento de proteção para manipular equipamento nuclear.

Nenhum comentário:

Postar um comentário